As profissões com mais chances de serem substituídas por robôs

Preocupado se seu trabalho poderá ser feito, no futuro, por um robô? Reportagem da revista The Economist sobre o futuro dos empregos mostra…

uma tabela de profissões e suas probabilidades de serem assumidas por robôs nos próximos 20 anos. A tabela foi feita a partir da pesquisa “O futuro do emprego: quão suscetíveis são os empregos à informatização”.

A reportagem lembra que, em 1930, quando o mundo sofria de um ataque de pessimismo econômico, uma das preocupações era uma “nova doença”: o desemprego tecnológico, causado pelas descobertas de meios de economizar o uso de mão de obra. Hoje em dia, a maioria dos economistas acredita que essa seja uma preocupação distante. Ao elevar a produtividade, argumentam eles, qualquer automação que economiza o uso de mão de obra vai aumentar a renda. Isso vai gerar demanda por novos produtos e serviços, que por sua vez criam novos postos de trabalho para os trabalhadores deslocados.

De qualquer forma, algumas profissões desaparecem para dar lugar a outras. Se sua profissão está na lista a seguir com altas probabilidades de desaparecer, vale lembrar que isso deve acontecer primeiro nos países altamente desenvolvidos. De qualquer forma, se você é um operador de telemarketing em início de carreira, talvez seja o caso de avaliar novos desafios…

– Operadores de telemarketing – 99%

– Contadores e auditores – 94%

– Vendedores do varejo – 92%

– Escritores técnicos – 89%

– Corretores imobiliários – 86%

– Digitadores – 81%

– Maquinistas – 65%

– Pilotos comerciais – 55%

– Economistas – 43%

– Técnicos de saúde – 4%

– Atores – 3,7%

– Bombeiros – 1,7%

– Editores – 0,6%

– Engenheiros químicos – 0,2%

– Sacerdotes – 0,08%

– Treinadores físicos – 0,07%

– Dentistas – 0,04%

– Terapeutas ocupacionais – 0,03%

Fonte: oglobo.globo.com | http://glo.bo/29gk0g5

Deixe uma resposta