O mercado está bom?

Não há headhunter que não ouça frequentemente a pergunta acima – a dúvida aflige tanto candidatos que buscam uma recolocação quanto clientes incertos se devem…

ou não contratar mais profissionais para as suas equipes. A resposta não é fácil: depende de que “mercado” estamos falando.

A maioria dos setores se destaca por serem cíclicos. Em fases de expansão, as indústrias tendem a contratar profissionais com perfis agressivos, executivos de vendas, áreas como marketing tendem a ficar mais aquecidas. Em momentos em que é preciso obter melhor performance, profissionais de finanças e tecnologia, por exemplo, se destacam. Mesmo dentro dessas áreas há demandas diferentes, dependendo do momento enfrentado pela empresa: profissionais de finanças e contabilidade com forte perfil de controle de gastos são mais valorizados em momentos de busca por produtividade; já quando a ordem é conquistar novos mercados, procuram-se mais os financeiros inovadores e integrados com a área comercial, por exemplo.

Para aqueles que têm dúvidas, dou a resposta do copo cheio. O mercado está bom, sim – para aqueles profissionais cuja formação e perfil são mais buscados neste momento. No próximo semestre ou no próximo ano, o ciclo pode se renovar e abrir mais oportunidades para outro tipo de executivo. Como temos visto nos últimos dias no futebol, há equipes que surpreendem e revelam um ótimo momento, assim como outras têm mau desempenho e precisam refletir para perceber quais mudanças precisam fazer para garantir sua sobrevivência. Não soa um pouco estranha a pergunta: “o futebol está bom?”. Pois o mesmo vale para o mercado: a resposta depende de uma combinação de fatores como momento econômico, perfil da empresa e estratégia de negócios.

Fonte: exame.abril.com.br | http://abr.ai/29eWVYe

Deixe uma resposta